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Dificuldade de exercitar-se pós Covid-19: realidade que precisa ser tratada com calma.

Se você teve Covid-19 e pratica exercícios físicos, pode ser que não seja o único que deve ter sentido que a sua performance nos exercícios após a infecção não foi mais a mesma. E é exatamente isso mesmo que os estudos apontam! Você não está delirando.

Pensando exatamente nessa realidade, ou melhor, nova realidade que pode atingir todo aquele que pratica exercícios, o que podemos dizer é: Fique tranquilo, você vai conseguir ter sua rotina de atleta, novamente. Basta ter calma. (“Slow down”.)


Segundo uma pesquisadora da Western Sydney University, Clarice Tang, voltar aos exercícios é bom, mas fazê-los com tranquilidade, é excelente para o bom desenvolvimento da saúde. Afinal, o seu corpo estará se recuperando de uma infecção viral, ou seja, lutando para que o organismo funcione de maneira equilibrada. Nesse período, os órgãos estão lutando para desempenhar bem o seu papel, e os músculos ficam com a capacidade comprometida.


Dessa forma, separamos dicas, segundo o texto de Clarice Tang, para que você consiga voltar aos poucos aos exercícios de forma tranquila.


1. Retome às atividades físicas em fases, e não queira ser tão rápido para alcançar os resultados. Eles virão da mesma forma. Comece por caminhadas, alongamentos, exercícios de fortalecimento, até mesmo ioga para aqueles que apreciam.


2. Cardio é legal, mas os exercícios de fortalecimento podem fazer com que você desencadeie uma sequência de estímulos ao seu sistema imunológico, o que é excelente.


3. Não exagere. Meça seu esforço dentro de uma escala, e perceba se está se fadigando muito rápido, ou se consegue ir um pouco mais a fundo. Vá intercalando!


4. Vá aumentando aos poucos a intensidade dos exercícios ao longo dos dias, mas, se perceber que seu corpo está pedindo recuperação ao invés de mais esforço, vá pausadamente e lembre que o mais importante é o esforço e que ele por si só dará resultados.


5. Fique atento aos sintomas mais preocupantes. Se sentir dores no peito, fadiga excessiva, ou tonturas, pare imediatamente. Recupere-se e procure um médico o quanto antes. Os sintomas pós-covid podem estar ainda estralando dentro do seu organismo!


Como última consideração e dica, experimente ter uma boa rotina de sono, o cansaço pós-covid é bem relatado pelos pacientes, e por isso, cuidar do sono pode auxiliar de forma intensa a boa prática de exercícios físicos.



Nathália Silva

MoveLabs.




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